O Centro de Cursos do IEAA – Instituto de Estudos Avançados da Audição, foi fundado em 2001, pela fonoaudióloga Teresa Maria Momensohn dos Santos e pelo médico Nelson Ignácio dos Santos, com o objetivo de ministrar curso de aprimoramento/ aperfeiçoamento em Audiologia a principio.

O Centro de Cursos do IEAA iniciou sua história com sua primeira turma em 2001. Composta por 8 alunos que cumpriram a carga horária e curricular proposta no período de dois anos. Os trabalhos de conclusão do curso foram realizados com coleta de dados em diferentes locais, inclusive em um supermercado da região. O estágio prático realizado sob supervisão de professores do curso, e, os pacientes atendidos eram (ainda são) encaminhados pelos hospitais públicos da região, especialmente o complexo hospitalar do Mandaqui e das Unidades Básicas de Saúde (UBS) localizadas no bairro. Este atendimento era, e ainda o é, realizado sem custo nenhum tanto para pacientes quando para alunos. Em 2003 estendeu sua metodologia e qualidade para as áreas de Motricidade Orofacial e Linguagem. A segunda turma iniciada em 2002, composta por 25 alunos, funcionava com aulas as sextas e sábados, uma vez ao mês para as aulas teóricas e com as aulas práticas distribuídas ao longo dos dias da semana. As turmas de 2003, 2004 e 2005, funcionaram sempre no modelo da turma 2002.

No ano de 2003, cadastramos no Conselho Federal de Fonoaudiologia, o curso de Especialização em Motricidade Orofacial, cujo nome foi atualizado para Motricidade Orofacial, obedecendo as instruções do CFFa. Atualmente coordenado pela Fonoaudióloga Pós-Doutora Paula Nunes Toledo, este curso formou sua primeira turma em 2005 e tem diversos trabalhos apresentados em eventos da fonoaudiologia. Atualmente, o curso mantém um ambulatório para atendimento de pacientes, local onde as alunas realizam seu treinamento prático supervisionado.

Em 2006, atendendo a uma demanda reprimida da área, iniciamos as turmas noturnas, com isso passamos a ter duas turmas de Especialização em audiologia: uma que funcionava com aulas semanais (teóricas e práticas) e outra com aulas mensais. Dessa forma o IEAA pode atender os profissionais que queriam reciclar, aperfeiçoar e aprofundar seus conhecimentos, em horário que não os impedia de continuar sua vida profissional. Com essa crescente demanda de alunos em ambas as turmas resultou em uma elevação de número de formados para 50 para 2007, na turma que se iniciou em 2007, tivemos 35 alunos matriculados. Nosso percentual médio, anual, de desistência gira em torno de 20 a 30%, sempre justificado por questões financeiras ou pela impossibilidade de compatibilizar a vida profissional (não conseguem licença das empresas para vir estudar), com a vida acadêmica/profissionalizante.

Em 2009, O Centro de Cursos do IEAA, tendo como mantenedora o ISFAU – Instituto Superior de Fonoaudiologia, solicitou cadastramento e reconhecimento no MEC, tendo sido concedido seu registro.

Em 2010 iniciou seus trabalhos em cursos de Atualização na Fonoaudiologia através do método de Ensino a Distância, uma metodologia que une ferramentas que disponibilizam o conteúdo para o aluno, assim como encontros virtuais com agendamento antecipado, data e horário marcado, funcionando exatamente como uma sala de aula, porém virtual.

Hoje o IEAA trabalha com entidades parceiras que utilizam a metodologia do ensino criada pelo IEAA para estender atualizações em áreas outras área de saúde, facilitando o acesso de qualquer pessoa em qualquer região do Brasil a um conteúdo atualizado e com profissionais de ponta.

Agora é hora de estender também essa metodologia à área de Ensino Técnica e, para dar início a essa nova possibilidade, sem sair da área do ensino em saúde, o IEAA tem como objetivo iniciar o curso Tecnólogo em Gestão de Saúde como o primeiro curso para a área.

Já temos mais de 3500 pessoas que se atualizaram com essa metodologia, é eficaz e trás o conhecimento atual para pessoas que são excluídas desse conhecimento, por estarem muito longe de universidades, faculdades que estão em grandes centros. Nosso objetivo maior é deixar o conteúdo de ponta chegar a lugares que sem a internet, isso não seria possível.

Última atualização: Saturday, 31 May 2014, 11:28