Aperfeiçoamento em Avaliação da Audição na Criança de A a Z (Do Comportamental a eletrofisiologia)

 

 

Coordenação do Curso

Dra. Fga. Teresa M Momensohn dos Santos Fonoaudióloga coordenadora do curso de Especialização em Audiologia do Instituto de Estudos Avançados da Audição (IEAA) com Doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) – UNIFESP; Mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) – UNIFESP; Mestrado em Fonoaudiologia. PUC-SP. Professora titular dos cursos de Graduação e Pós Graduação em Fonoaudiologia da PUC-SP.

Fga. Ms Eliane Carvalho da Costa
Fonoaudióloga formada pela Faculdade de Fonoaudiologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestrado em Fonoaudiologia  pelo Programa de Pós Graduação em Fonoaudiologia da PUC-SP.

 


Carga Horária Total: 140 horas: sendo 24 horas Prática presencial + 80 de Aulas teóricas (webSala ieaa) + 36 horas de estudo

Local da Prática: Sede do IEAA

PÚBLICO-ALVO: Fonoaudiólogos(as) e estudantes de Fonoaudiologia VAGAS: 25

Investimento:

Ex alunos e alunos 12x R$ 353,00 profissionais 12x R$ 395,00

 

Programa teórico:

 

Indicadores de risco para perda auditiva e monitoramento auditivo na criança;

Triagem auditiva neonatal  e os novos indicadores de qualidade (testes e protocolos utilizados);

Avaliação Imitanciométrica (Timpanometria de 1000Hz, Timpanometria de Banda Larga, Medidas de Absorvância Acústica, Reflexos Acústicos);

Avaliação eletroacústica da orelha interna – Emissões Otoacústicas (Transientes e Produto de Distorção);

Introdução aos Potenciais evocados auditivos de curta, média e longa latência (Definições e parâmetros de ajuste);

Avaliação eletrofisiológica da audição – PEATE (Aplicações clínicas, protocolos e diferentes estímulos – clique, tone burst, Chirp, fala);

Avaliação eletrofisiológica da audição – Estado Estável (Aplicações clínicas, estímulos utilizados e protocolos);

Avaliação eletrofisiológica da audição – PML/PLL (Aplicações clínicas, estímulos utilizados e protocolos);

Marcadores do desenvolvimento da função auditiva;

Métodos de Avaliação comportamental infantil – 0 a 6 anos;

Triagem auditiva pré escolar e escolar;

Avaliação da audição de crianças com necessidades especiais;

Comportamento auditivo como fator de diagnóstico diferencial;

Avaliação da percepção da fala em bebês e crianças;

Interpretação de resultados e laudos;

Crosscheck na Audiologia pediátrica e discussão de casos clínicos;

 

Programa Prático:

EOA/Timpanometria de Banda Larga/PEATE e Audio Infantil

Interpretação de resultados e laudos;

Discussão de casos clínicos

 Hands-on (mão no equipamento!)

 

1º dia - organização de como funciona cada equipamento, realização de hands-on (testes entre alunos) e discussão da anamnese infantil;

2º dia - realização dos exames da prática supervisionada por Professor/monitor, desenvolvimento de laudo e discussão dos exames junto ao Professor/monitor;

3º dia - dia realização dos exames da prática supervisionada por Professor/monitor, desenvolvimento de laudo e discussão dos exames junto ao Professor/monitor;

4ºdia - continuação de discussão de desenvolvimento de laudo, exames da prática, vídeos e materiais complementares.

 

Professores Confirmados:

Drª Soraya El Hassan, Profª Ana Claudia Fontana, Profª Ana Claudia Frizzo, Profª Drª Teresa M Momensohn dos Santos.

Professores confirmados poderão sofrer alteração caso necessário.

 

Cronograma Aulas teóricas:

Início: 20/10/2021  

 

Previsão de Aulas Práticas:

2ª semana Agosto ou 2ª semana Setembro(2 opções de datas para escolher)

 

Cronograma poderá sofrer alteração nas datas e nos dias da semana caso necessário e de acordo com a disponibilidade do professor.

 

METODOLOGIA: As Aulas ficam gravadas na plataforma até após 30 dias do curso.

 

Como funciona a sala virtual?

O aluno matriculado receberá login e senha pessoal para acessar a plataforma, onde encontrará será a ambiente virtual dele.

O Moodle concentra todas as atividades como: acesso a web sala , bibliografia, exercícios, provas, enfim, todas as informações do curso que está matriculado.

Nesta plataforma também é onde você acessa sua WEB SALA para os encontros quinzenais na sala virtual com o professor. Este convite contem um link e uma senha para cada encontro. O Aluno acessa o link, inseri seus dados e a senha da sala. Pronto! O aluno poderá assistir aula em casa ou no trabalho, em qualquer lugar do Brasil, com a qualidade de ensino IEAA. Para isso, basta ter acesso a internet banda larga (consulte os requisitos mínimos).

Durante os encontros virtuais o aluno poderá visualizar e ouvir o professor, além de ter acesso aos slides e se comunicar com o professor e com outros alunos através do Chat. O aluno também conta com o suporte para qualquer problema de internet ou do seu computador.

Importante

Para manter a mesma qualidade e seriedade do curso presencial, a metodologia do ensino à distância mantém todas as características do ensino presencial.

Para computar presença o aluno deverá acessar as salas virtuais nas datas e horários estipulados, além de interagir e manter-se atento durante a aula, uma vez que o sistema utilizado permite verificar se o aluno está ausente do computador e até se ele mesmo está assistindo a aula ou não.

Com o Sistema WEB SALA IEAA, também é possível saber se o aluno sai da sala antes do final da aula, ou até mesmo, se ele minimizou a tela da aula  para ou abriu uma tela e não está prestando atenção em aula! O Sistema gera relatório de tudo! Fique sempre atento a aula!

Gravação das aulas: As aulas gravadas ficam disponíveis até um mês após o final do curso, para que o aluno possa rever os vídeos, após esse período, as aulas serão apagadas de nossos arquivos.